O que é DVR, SVR, NVR, HVR?

Atualmente temos algumas excelentes opções de aparelhos para gravação de câmeras de segurança como DVR, SVR, NVR, HVR para suprir todas as nossas necessidades com relação a monitoramento residenciais ou empresariais.

Já foi o tempo que tínhamos que se contentar em comprar aquela placa de captura para PC e colocar todas as câmeras ligadas no computador, por meio de um rabicho ligado na placa, com Windows e torcer para não travar.

Nada melhor do que não depender de um sistema operacional que a qualquer momento pode travar obrigando você a reiniciar o computador. Em casos graves pode ocorrer problema em algum hardware, por exemplo a fonte, que necessite a substituição.

Com os gravadores, como exemplo o DVR, você tem um aparelho totalmente dedicado a fazer esse trabalho de monitoramento evitando muitos problemas como os citados acima.

Apesar de tantas opções é bom conhecer um pouco sobre elas para fazer uma escolha adequada para seu projeto de pequeno, médio ou grande porte. Logo abaixo você conhecerá cada uma das alternativas citadas e suas principais vantagens.

DVR hibrido ahd da Giga

O que é um DVR?

O DVR (Digital Video Recorder) sem dúvida ainda é muito usado, pois tem um custo benefício muito bom.O máximo que você encontrara é com gravações em até 960 linhas de resolução.

Se você quer uma qualidade razoável das imagens e aparelhos relativamente baratos, depende da marca, essa é sua escolha se seu orçamento é curto.

O que é um SVR?

O SVR (System Video Recoder) até o momento é um aparelho exclusivo da marca GIGA que traz a vantagem de ter tudo acoplado em um único aparelho como a fonte bivolt com proteção contra surto e curto circuito. Também só grava até 960 linhas de resolução.

gravador de vídeo svr giga securityUma das boas vantagens é que ao invés de usar um cabo coaxial é utilizado o cabo UTP ou mais conhecido como cabo de par trançado/Cabo de rede, em que ao adquirir esse aparelho já vem com os baluns para conectar as câmeras analógicas.

Em um único cabo, de rede/UTP, você tem a alimentação e o vídeo da câmera, para conhecer mais detalhes visite a página do SVR da Giga.

O que é um NVR?

NVR (Network Video Recorder) nada mais é que um dvr que gerencia todo o monitoramento das câmeras IP.Apesar de algumas câmeras IP terem a opção de armazenamento interno por meio de um cartão de memória nada melhor que um aparelho que gerencia todas de uma vez.

Dependo da marca ele faz gravações/reproduções em HD ou Full HD.

Você até poderia deixar as suas câmeras IP sem um NVR, mas perderia vantagens como:

  • Monitorar por acesso remoto
  • Visualizar através de smarphones e tablets
  • E muito mais…

A própria Intelbras possui ótimas opções que se encaixam no tamanho/porte do seu projeto.

Conheça a linha de NVR da intelbras

A Giga também tem uma boa alternativa de NVR, cabe a você escolher o melhor para seu projeto.

Linha de NVR da Giga Security

O que é um HVR?

Esse está sendo popular pois HVR (Hybrid Vídeo Recorder) é um DVR hibrido, ou seja, aceita câmeras analógicas, IPs ao mesmo tempo.

Eu dei uma pesquisada e até o momento só encontrei da marca Giga e Tecvoz, porém se pararmos para pensar só compensa se cliente tem câmeras IPs ou analógicas e não quer troca-las por outras melhores, no caso da marca Giga.

Com relação a Tecvoz os DVRs híbridos deles são os da nova tecnologia em HD e suportam câmeras analógicas de outras marcas.

A tecnologia semelhante da intelbras o HDCVI só aceita câmeras da própria empresa.

Os HVRs da Giga suportam resoluções de 720p (1280 x 720), que só foram lançadas recentemente como está descrito no site:

Novidade HVR AHD da Giga Security

Os da Tecvoz suportam em 720p e em Full HD como já foi escrito aqui no site.

Em breve, eu acredito, que os preços das soluções em DVRs que transmitem em HD ou Full Hd estarão mais populares e faram os preços caírem pelo menos um pouco. Evidente que as soluções de custo mais baixos vão ficar bem mais baratas também.

Afinal qual é melhor DVR, SVR, NVR, HVR?

Aí vai da sua escolha, procure fazer orçamento com qualidade “normal” das imagens e em HD também e esperar que o cliente escolha a melhor opção para ele.

Se você parar para pensar na verdade todos são DVRs mas só que com diferenças e prioridades distintas, resumindo poderíamos dizer que:

  • O SVR é exclusivo da Giga Security e é uma espécie de pacotão que traz tudo embutido.
  • O HVR serve para te ajudar naqueles clientes que não querem trocar aquela mini/micro câmeras e as analógicas que mesmo possuindo infravermelho não são de boa qualidade. Você coloca-o e continua com as câmeras velhas e adiciona melhores.
  • NVR é um DVR robusto dedicado para câmeras IPs , pois tem um alto processamento e capacidade de espaço para gravações.

Infelizmente as novas tecnologias que reproduzem e gravam em HD não são tão baratas, mas cabe a você verificar se compensa colocar um excelente aparelho com essa tecnologia e economizar nas câmeras. Até porque você pode trocar as câmeras ou até só colocar as que são em HD em pontos especifico do estabelecimento.