Qual a melhor fonte para um projeto de CFTV?

Aprenda um pouco sobre amperagem e qual tipo de fonte usar no seu projeto de CFTV.

Quando vamos fazer um orçamento para um projeto de CFTV temos que pensar em qual fonte usar depois de analisar o estabelecimento, estado da tubulação e por onde passar os fios, para alimentar as câmeras de segurança que vamos instalar.

É importante aprender o básico de como funciona uma fonte e quanto de amperes a câmera que você vai instalar consome.

O que é amperagem?

Amperes, geralmente encontrada abreviado com o A nas fontes e outros eletroeletrônicos, é uma unidade usada para medir a corrente elétrica, Mais detalhes.

Amperagem é uma palavra que de certa forma foi abrasileirada do inglês amperages, porém é muito falado por quem trabalha na área como um eletricista ou até quem é técnico em CFTV, então não vejo problema em falar de uma forma que você entenda 🙂 .

Abaixo veja as principais siglas encontradas:

DC > Corrente Direta;

AC > Corrente Alternada;

In / Input > Entrada;

Out / Output > Saída;

V > Volts: Unidade de medida da tensão elétrica, conhecido também como ddp;

A > Ampere: Unidade de medida da corrente elétrica; quando um equipamento está funcionando, determina o fluxo de elétrons necessários para fazê-lo funcionar corretamente.

Como calcular a amperagem?

Não tem muito segredo e você também pode usar uma calculadora online para fazer isso e utilizando-a o resultado foi que 1 000 Miliampère é igual a 1 Ampère.

Quanto gasta uma câmera de segurança em amperes?

Não tem nada melhor do que reservar um tempo para ler o manual da câmera ou DVR, pois nele você encontra praticamente 100% das possíveis dúvidas que você teria ou tem.

Vamos ao exemplo da Câmera HDCVI VHD 1220 B a especificação dela você pode ver na imagem abaixo:

Como é descrito na imagem essa câmera gasta 178 mA (miliampères) , ou seja, com uma fonte de 1 ampère você pode alimentar umas 5 câmeras aproximadamente.

amperes e miliamperes

Não se esqueça que pode ocorrer de as câmeras serem diferentes, então sempre deixe sobrando e não use totalmente 1 ampere.

Como saber qual fonte usar num projeto de CFTV?

Isso depende do projeto e também qual você já gosta e tem mais afinidade, ou seja, sempre compra e raramente tem problemas. Existem vários tipos de fontes e as principais fontes usadas num projeto de CFTV são:

Fonte Colmeia

É aquela fonte que tem uma carcaça toda com furos, provavelmente ajuda bem na ventilação, que lembra realmente uma colmeia.

fonte colmeia para CFTV

Indicado para alimentar muitas câmeras, pois você usa uma fonte de 5 amperes que dependendo da câmera pode alimentar mais ou menos umas 7 de uma vez.

Evidente que passando um cabo coaxial que já tem o par de alimentação ajuda muito a utilizar essa fonte com mais tranquilidade, porém não precisa ser somente este tipo de cabo.

Geralmente o cabo coaxial bipolar 4mm Flexível 100mts da marca Condutti é o que mais utilizo já que tem a alimentação incluída, possibilitando que seja usada essa fonte colmeia com mais eficiência, porém isso é uma escolha sua.

Fonte Eletrônica Estabilizada

Fonte Eletrônica Estabilizada para CFTVEssa sem dúvida é a mais encontrada e popular entre os instaladores. Possui a facilidade de colocar junto com cada câmera e evitar o trabalho de passar cabos de alimentação para cada câmera.

Já que passando um cabo de rede você pode instalar até 4 câmeras, somente o vídeo, e depois colocar essa fonte para alimentar.

No vídeo abaixo é mostrado como é essa fonte:

Evidente que devem ter muito mais opções de fontes que os técnicos em CFTV instalam em seus projetos, porém é essas fontes que eu acredito que sejam bem populares, principalmente pelo custo benefício.

Conheça o melhor curso online de CFTV clicando aqui!

Se gostou do artigo não se esqueça de comentar e compartilhar!