Ícone do site Segurança Eletrônica

Conectores de CFTV: Principais direnças

Conectores_de_CFTV

Na hora em que terminamos de passar os cabos vem uma das partes mais importantes, que é colocar os conectores de CFTV em cada ponta. Dois conectores, na maioria das vezes, na parte onde vai o DVR e mais dois onde ficará a câmera de segurança.

Ao colocar os conectores temos que ter certa paciência, pois apesar dos conectores de alimentação, que geralmente recebem os 12 Volts das fontes, serem fáceis de colocar os fios os de vídeos pode ser um pouco complicado, já que geralmente é preciso colocar a malha e a parte do meio do fio. Semelhante ao que os técnicos de TVs a cabos fazem para conectar no aparelho/decodificador para Tvs pagas como NET, Sky, etc.

Com essa dúvida resolvi listar os principais conectores e descrever um pouco suas funcionalidades.

Vamos então conhecer os principais e mais usados conectores de cftv usados em cabo coaxial ou cabo trançado de rede.

Conectores de CFTV

Conectores BNC

Esses, com toda certeza, são os mais encontrados e geralmente vem em boa parte das câmeras já embutidos nos fios.

São muitas opções disponíveis no mercado, temos conectores BNC com ou sem borne, com ou sem a opção de soldar o fio, pequenos parafusos, etc.Também assim como qualquer conector temos a versão macho e fêmea.

Os que possuem bornes, na minha opinião, são mais práticos e agilizam na hora de instalar as câmeras de segurança.

Outros tem opções para soldar ou não os fios e com um pequeno parafuso que prende o fio do meio e um furo para colocar a malha, isso para o conector de vídeo.

Sempre tenha em mente que a malha é negativa e o fio do meio é positivo.

No conector de alimentação, o que passara a energia de 12 volts da fonte, é bem mais simples. O fio vermelho você coloca no borne positivo e aperta o parafuso e no negativo coloca o fio preto, sendo assim, facilitando na hora de ligar na fonte dedicada ou não.

Dica

Muitas vezes o cliente não quer visualizar as câmeras no monitor por meio do aplicativo, que pode instalar no Windows,  no navegador ou algo do tipo em que é necessário usar a rede local (não uma conexão com a internet). Nesses casos você pode usar uma espécie de Conector BNC em forma de T, que nada mais é do que um adaptador para você poder ligar diretamente em um monitor e visualizar em “tempo real” as imagens captadas pelas câmeras. Dependendo da quantidade de monitores pode ser necessário colocar um amplificador para evitar perder muita qualidade nas imagens.

É preciso que o monitor seja uma TV/Monitor ou tenha entrada para um conector RCA, caso não haja você pode ligar diretamente no DVR com um cabo VGA que geralmente vem com o monitor quando você comprou. Se o tamanho do fio for pequeno, existe para compra fios com tamanho maiores.

Seja agora um técnico em CFTV!

Conector RCA

Esse é mais usado para quem pretende ligar da saída de vídeo do DVR, que tem disponível na maioria dos DVRs, e ligar diretamente em uma TV visualizar as imagens em tempo real.

Balun

Quem tem um projeto de ligar câmeras em grandes distancias, acima de 100 metros, pode ser mais viável passar um cabo trançado, conhecido como cabo de rede, e em cada ponta colocar um adaptador chamado balun que decodifica o sinal “bagunçado” que vem do cabo trançado.

Se o seu cabo é aquele padrão usado para ligar a rede em computadores, provavelmente terá 4 pares, ou seja, você pode ligar 4 câmeras com apenas esse cabo.

Você pode ter 4 câmeras com um cabo de rede (cat 5e ou cat 6). Porém evite de passar esse cabo no mesmo conduíte ou perto de fios que passam eletricidade, por causa da indução, pois pode causar muitos problemas e um deles pode ser danificar a câmera ou o próprio DVR.

Com relação a alimentação você pode usar cabos paralelos ligando no final a uma fonte dedicada ou até usar uma fonte de 12 volts para cada câmera , fica ao seu critério.

Veja abaixo um vídeo explicando como colocar esses conectores em seus respetivos cabos/fios:

Rabichos para mini câmeras

Essa sem dúvida é a que você mais vê, as famosas minis câmeras, ou seria micro? Em muitos casos elas vem com um pequeno rabicho que possui 3 ou 4 fios, geralmente são o branco, vermelho, preto e amarelo.

O Branco você pode usar para o áudio, caso queira gravar o som. Dependendo do DVR você terá uma, duas ou mais saídas de áudio. Nesse caso o cabo coaxial precisará ter um fio a mais, que na maioria das vezes é branco também, pois muitas vezes o cliente não quer o áudio e sim só as imagens e por esse motivo o cabo coaxial mais usado é o que possui somente 4 fios; a malha, fio do meio que vem junto com a malha e os dois fios de alimentação o vermelho e preto.

E muitas das vezes em que compramos a mini câmera com o rabicho ela vem sem nenhum conector na ponta e nesse caso temos que emendar diretamente no cabo coaxial dessa maneira:

Se você comprou mais recentemente, provavelmente esse rabicho, que também pode ser comprado separado da mini câmera, veio com conector BNC e de alimentação já embutido no fio, agilizando na hora de você instalar.

Esse tipo de câmera não é lá essas coisas, pois além de não ter infravermelho, poder ver no escuro em preto e branco, a qualidade das imagens não é muito boa. Só é muito popular pelo custo benefício.

Espero que tenha ajudado você a conhecer um pouco mais sobre os conectores de CFTV!

Curso online promete tornar você em um Técnico em CFTV mesmo sem experiencia, clique aqui para conhecer!

Sair da versão mobile