Testar continuidade dos cabos com multímetro ou amperímetro

Uma das coisas mais chatas que ocorrem para quem trabalha com segurança eletrônica, principalmente quem instala frequentemente câmeras e alarmes, é passar toda fiação e depois perceber que o cabo não está funcionando adequadamente, seja por ter vindo com defeito ou ter rompido/danificado na hora de passar nos conduítes.

Muitas vezes os responsáveis por passarem os conduítes deixaram muitas curvas de uma forma que nem o passa fio consegue passar com facilidade. Quando tentamos passar os fios, seja cabo de rede ou cabo coaxial, eles passam com muita dificuldade, mas passam.

testar cabo coaxial com multímetro ou amperímetro

Com toda fiação passada, passa pela sua cabeça que em certa parte você teve que forçar/puxar com mais força os cabos ou até quer ter a certeza que está tudo funcionando corretamente fazendo um teste.

Uma forma mais eficiente é usando um amperímetro e multímetro e fechar um curto em uma ponta do fio que queira.

O modo de fazer é bem simples, basta pegar por exemplo o fio vermelho e preto e descascar as pontas e junta-las enrolando uma na outra…simplificando fechando um curto.

Conheça curso online CFTV Express!

Testando continuidade com multímetro ou amperímetro

Se você achou que é complicado veja o vídeo abaixo para ver o quão simples é fazer este teste de continuidade dos cabos:

Com esse teste você evita de fazer todos os conectores e ligar as câmeras e verificar que não está funcionando. Por isso é aconselhável testar os cabos depois de passa-los, seja no eletroduto ou conduíte, para verificar se há continuidade, pois pode passar pela sua cabeça dezenas de problemas que podem ter ocorrido, como câmera com defeito, conectores, fonte, etc.

Me parece que a empresa minipa tem uma grande variedade multímetros ou amperímetros .

Sempre teste os cabos já que geralmente ele é a parte que mais demora na instalação das câmeras ou alarmes de segurança.

Aproveite para assistir também um outro vídeo que explica detalhadamente como usar o multímetro.

Espero que tenha gostado da dica!

Até Breve!

Seja um técnico em CFTV mesmo sem experiencia!