Qual a melhor fonte para um projeto de CFTV?

Aprenda um pouco sobre amperagem e qual tipo de fonte usar no seu projeto de CFTV.

Quando vamos fazer um orçamento para um projeto de CFTV temos que pensar em qual fonte usar depois de analisar o estabelecimento, estado da tubulação e por onde passar os fios, para alimentar as câmeras de segurança que vamos instalar.

É importante aprender o básico de como funciona uma fonte e quanto de amperes a câmera que você vai instalar consome.

O que é amperagem?

Amperes, geralmente encontrada abreviado com o A nas fontes e outros eletroeletrônicos, é uma unidade usada para medir a corrente elétrica, Mais detalhes.

Amperagem é uma palavra que de certa forma foi abrasileirada do inglês amperages, porém é muito falado por quem trabalha na área como um eletricista ou até quem é técnico em CFTV, então não vejo problema em falar de uma forma que você entenda 🙂 .

Abaixo veja as principais siglas encontradas:

DC > Corrente Direta;

AC > Corrente Alternada;

In / Input > Entrada;

Out / Output > Saída;

V > Volts: Unidade de medida da tensão elétrica, conhecido também como ddp;

A > Ampere: Unidade de medida da corrente elétrica; quando um equipamento está funcionando, determina o fluxo de elétrons necessários para fazê-lo funcionar corretamente.

Uso do termo “voltagem”
O termo “voltagem” (assim como “amperagem”) é inapropriado e a minha opinião pessoal é por evitá-lo, usando a expressão científica e consagrada de DIFERENÇA DE POTENCIAL ELÉTRICO (ddp).
Entretanto existe um termo consagrado entre os engenheiros e que também pode ser usado: TENSÃO ELÉTRICA (TE). ..
Prof. Fernando Lang da Silveira – if.ufrgs.br

Como calcular a amperagem?

Não tem muito segredo e você também pode usar uma calculadora online para fazer isso e utilizando-a o resultado foi que 1 000 Miliampère é igual a 1 Ampère.

Quanto gasta uma câmera de segurança em amperes?

Não tem nada melhor do que reservar um tempo para ler o manual da câmera ou DVR, pois nele você encontra praticamente 100% das possíveis dúvidas que você teria ou tem.

Vamos ao exemplo da Câmera HDCVI VHD 1220 B a especificação dela você pode ver na imagem abaixo:

Como é descrito na imagem essa câmera gasta 178 mA (miliampères) , ou seja, com uma fonte de 1 ampère você pode alimentar umas 5 câmeras aproximadamente.

amperes e miliamperes

Não se esqueça que pode ocorrer de as câmeras serem diferentes, então sempre deixe sobrando e não use totalmente 1 ampere.

Como saber qual fonte usar num projeto de CFTV?

Isso depende do projeto e também qual você já gosta e tem mais afinidade, ou seja, sempre compra e raramente tem problemas. Existem vários tipos de fontes e as principais fontes usadas num projeto de CFTV são:

Fonte Colmeia

É aquela fonte que tem uma carcaça toda com furos, provavelmente ajuda bem na ventilação, que lembra realmente uma colmeia.

Qual a melhor fonte para um projeto de CFTV? | Segurança Eletrônica
fonte colmeia para CFTV

Indicado para alimentar muitas câmeras, pois você usa uma fonte de 5 amperes que dependendo da câmera pode alimentar mais ou menos umas 7 de uma vez.

Evidente que passando um cabo coaxial que já tem o par de alimentação ajuda muito a utilizar essa fonte com mais tranquilidade, porém não precisa ser somente este tipo de cabo.

Geralmente o cabo coaxial bipolar 4mm Flexível 100mts da marca Condutti é o que mais utilizo já que tem a alimentação incluída, possibilitando que seja usada essa fonte colmeia com mais eficiência, porém isso é uma escolha sua.

Fonte Eletrônica Estabilizada

Fonte Eletrônica Estabilizada para CFTV

Essa sem dúvida é a mais encontrada e popular entre os instaladores. Possui a facilidade de colocar junto com cada câmera e evitar o trabalho de passar cabos de alimentação para cada câmera.

Já que passando um cabo de rede você pode instalar até 4 câmeras, somente o vídeo, e depois colocar essa fonte para alimentar.

No vídeo abaixo é mostrado como é essa fonte:

Entre fontes que você pode utilizar ao lado da câmera tem uma que eu recomendo é a Fonte da MCM de 500 mA ou 1A.

Apesar de não ser barato com a indicada acima é de muito boa qualidade e atende as melhores câmeras analógicas HD e Fill HD do mercado.

Fonte MCM para câmeras de segurança - CFTV

Evidente que devem ter muito mais opções de fontes que os técnicos em CFTV instalam em seus projetos, porém é essas fontes que eu acredito que sejam bem populares, principalmente pelo custo benefício.

Conheça o melhor curso online de CFTV clicando aqui!

Se gostou do artigo não se esqueça de comentar e compartilhar!

Deixe um comentário