O que é WDR, BLC e HLC?

Você sabe o que é WDR, BLC e HLC? Veja exemplos práticos em vídeo!

Atualmente as câmeras de segurança evoluíram a tamanho ponto de ter acoplado várias funções que ajudam após você ter instalado e começou a configura-las.

Muitas vezes o ambiente não ajuda muito quando terminamos de instalar as câmeras de segurança. Em muitos casos tem muita claridade ou é muito escuro.

O que é WDR, BLC e HLC?

Foi com intuito de ajudar a cada vez a entregar uma melhor qualidade na visualização e gravação foi que desenvolveram funções como WDR, BLC ou HLC. Veja  aseguir o que é cada uma delas:

WDR

O WDR (Wide Dynamic Range) é uma função que está disponível em boa parte das câmeras atuais e tem como principal objetivo ajustar de forma automática ou manual a claridade do ambiente ou escuridão do ambiente.

Se o ambiente está muito claro e fica difícil enxergar algo pelo monitor o WDR balancea para que fique muito mais visível diminuindo a claridão ou também caso esteja muito escuro ela faz ao contrário e deixa muito mais claro.

Para entender melhor veja o vídeo abaixo:

BLC

Assim como o WDR ele o BLC (Back Light Compensation ou Compensação de Luz de Fundo) também regula caso tenha muita claridão no ambiente, porém ele foca em um loca especifico do ambiente, por exemplo:

Se o fundo onde você visualiza a câmera pelo monitor está muito claro por causa da luz do sol , ele equilibra deixando semelhante a outra parte do ambiente.

No vídeo a seguir é demostrado como funciona o BLC:

HLC

Outra função encontrada nas câmeras que ajuda a diminuir a claridade, porém é de objetos como a lanterna que um indivíduo está segurando ou até os faróis de um carro.

Muitas vezes é diminuída a alta luminosidade do objeto no ambiente , por exemplo do farol de um carro, e a câmera da Intelbras VHD 5040 VF G2  faz essa função. Há outras que colocam uma espécie de tampão virtual no farol.

Muito efetiva para quem quer enxergar a placa de um carro, mas lembre-se que é um conjunto de fatores como qualidade da resolução de uma câmera, lente, alcance e muitos outros que definem se ela é apropriada.

Novamente veja um vídeo de exemplo sobre o HLC:

AGC, Smart IR e Dynamic Range

Muitas dessas outras funções já estão presentes nas câmeras atuais ou possuem nomes diferentes mais fazem trabalhos semelhantes ao WDR,BLC e HLC.

AGC  (Automatic Gain Control)  é o Controle Automático de Ganho  que você encontra em algumas marcas de câmeras e que ajuda a manter a qualidade e nitidez em ambientes com baixa luminosidade equalizando a incidência de voltagem.

Smart IR diminui o branco/luminosidade do indivíduo o deixando mais nítido para que seja capaz de identifica-lo.

Veja como funciona no vídeo abaixo:

Dynamic Range é praticamente um WDR e equilibra as partes escuras ou brancas de um ambiente deixando mais nítido.

Essas foram as principais funções que você pode habilitar, caso não esteja, para melhorar a qualidade da visualização das câmeras instaladas. Espero que tenha tirado suas dúvidas sobre o que é WDR, BLC e HLC.

Gostou do artigo? Então curta, compartilhe com seu amigos e deixe um comentário!